sexta-feira, 29 de junho de 2012


Festival 2012 - Roteiro da 1ª Noite

       Fique sabendo agora o roteiro da 1ª noite do Festival 2012, onde cada noite terá um tema específico.
       O Garantido abre a noite de hoje com o tema Tradição de Parintins a partir das 20h30


       CELEBRAÇÃO FOLCLÓRICA - Tradição da Baixa


Alegoria confeccionada pelo artista Vandir Santos e Equipe


       Das mãos do Mestre Lindolfo Monteverde, homem simples e humilde pescador, descendente de negros nordestinos, nasceu o Boi Garantido, brincadeira forjada nos conhecimentos do bumba-meu-boi trazidos para Parintins por nordestinos do Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e, principalmente, do Ceará.
       Mestre Lindolfo quebrou barreiras, enfrentou proibições e preconceitos, mas a brincadeira floresceu e se tornou espetáculo e identidade dos povos da Amazônia, uma herança quase secular, já que em 2013, o Boi Garantido estará completando 100 anos de sua criação. Toda essa herança cultural, deixada por Mestre Lindolfo, ampara o tema TRADIÇÃO - Garantido 2012.



       LENDA AMAZÔNICA - Arãtareimo



Alegoria confeccionada pelo artista Francinaldo Guerreiro e Equipe


       A Amazônia é rica em lendas, herança ancestral indígena repassada através da tradição oral de geração a geração, um legado precioso que tanto tem enriquecido nossas tradições folclóricas por todo este nosso Brasil. O Garantido apresenta agora a LENDA ARÃTAREIMO dos índios Wayana e Aparai, do tronco lingüístico Karib, localizados no Amapá, Pará, Guiana Francesa e Suriname. Segundo a lenda, ARÃTAREIMO é um macaco gigante protetor das matas e da aldeia dos Wayana e Aparai, contra a ameaça de seres maléficos que são despertados quando a floresta é ameaçada de depredação.
       Ao som de flautas, os índios evocam a proteção de ARÃTAREIMO, com cantos e danças ancestrais, numa grande celebração que perpetua a ideia de proteção e convivência pacífica com a natureza.



       FIGURA TÍPICA REGIONAL - Romeiro da Fé



Alegoria confeccionada pelo artista Junior Feijó e Equipe


       O Brasil é um país de tradição religiosa e Parintins não poderia ser diferente. Em 1669, o jesuíta alemão João Felipe Bettendorf fundou a Missão de São Miguel dos Tupinambarana, primeiro nome de Parintins. É dessa tradição, que o Boi Bumbá Garantido trata neste momento, trazendo para este altar, a padroeira Nossa Senhora do Carmo, símbolo maior da religiosidade parintinense.
       É neste símbolo religioso da fé cristã que está sintetizado este momento em que o Garantido apresenta a Figura Típica Regional ROMEIRO DA FÉ, reproduzindo, alegórica e cenicamente, a grande procissão fluvial realizada anualmente nas águas do rio Amazonas, pelos romeiros devotos de Nossa Senhora do Carmo. Figura Típica Regional ROMEIRO DA FÉ.



       RITUAL INDÍGENA - Ritual da Tucandeira



Alegoria confeccionada pelo artista Marialvo Brandão e Equipe


       O Ritual da Tucandeira dos índios Sateré-Mawé, se incorporou à tradição folclórica de Parintins, pela relação histórica desse povo, com a nossa Ilha Tupinambarana. Localizados, em sua maioria, nas calhas dos rios Andirá e Marau, adjacentes a Parintins, os Sateré repassam aos jovens da tribo, no Ritual da Tucandeira, todos os valores ancestrais históricos da comunidade, através da tradição oral dos cantos de iniciação, durante a realização da cerimônia que, consiste em fazer com que os jovens tenham suas mãos picadas por grandes formigas colocadas dentro de luvas, especialmente preparadas para o ritual. Em homenagem à resistência e força dos povos indígenas em preservar a sua tradição ancestral, apresentamos o Ritual da Tucandeira. 

0 comentários:

Postar um comentário




Advertise Here Advertise Here