segunda-feira, 9 de julho de 2012


A vitória foi do contrário, mas a Festa é do Povo Vermelho!



      
 O Garantido pode ter perdido o 47º Festival Folclórico de Parintins, mas é certeza que no coração de cada torcedor encarnado, pulsa o sentimento de missão cumprida e sim, de vitória. Questionar a derrota? Chorar aos quatro cantos do mundo que foi roubo? Não. Isso é característica dos dirigentes e dos torcedores acéfalos do boi contrário! O Garantido não chora a derrota, ele aprende com ela!

       Em três noites de festival o Garantido desenvolveu o tema Tradição de uma forma poética e brilhante. Tradição da Baixa do São JoséTradição do Brasil e Tradição da Amazôniaforam o eixo que conduziu o espetáculo encenado nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho. Afinal, o que seria da cultura sem a Tradição?

       Superando as dificuldades que nos foram impostas ao longo do ano, o Garantido mostrou e apresentou um boi bonito e emocionante para a galera que lotou o Bumbódromo e não arredou o pé de lá nem mesmo quando o Boi do Povão foi o segundo a se apresentar - coisa que a torcida do boi contrário fez nas duas noites!

       Há muito a ser destacado nas apresentações, como o magnifico ritual idealizado e proporcionado pelo artista Junior de Souza, a brilhante atuação de Sebastião Jr que canta, dança, atua e toca, a beleza inquestionável do Boi-Bumbá Garantido, com feições de um boi real, e em alvo puro com o coração vermelho pulsando na testa, e a garra e a emoção de nossos itens individuais, Tatiane Barros, Israel Paulain, Raissa Barros, André Nascimento, Tony Medeiros, Ana Luisa Faria e Patrícia de Góes. Mas o grande destaque desse festival, foi sem dúvida alguma, a galera mais que campeã, que como diz a toada, "não tem tempo ruim (...) faça sol ou chuva ela espera para rever o Garantido", que emocionou, empolgou e fez a arquibancada vermelha e branca tremer! Aplausos para a garra desses guerreiros que enfrentam a fila, o sol e o cansaço para pular e vibrar com o Boi do Povão! Aplausos e os nossos sinceros agradecimentos, porque é vendo a garra da galera encarnada - independente de nota x ou y - que batemos no peito e temos orgulho de torcer para o Boi-Bumbá mais vitorioso, mais bonito, mais ousado e o mais inovador do Festival de Parintins: O Boi-Bumbá Garantido!


Sou o Boi Garantido, o rei da toada
Venho das campinas, trago a vaqueirada
Deixo a arquibancada toda emocionada
E do lado de lá? Mas quando já!
Celebração do Folclore eu sou a Tradição
Eu sou o VERDADEIRO boi de São João
De São João Batista eu tenho a proteção
E do lado de lá? Mas quando já!
Eu sou o fino da baixa, eu sou a alegria
Sou Roseane Novo, Paulinho Faria
Eu tenho muito mais troféu na galeria
E do lado de lá? Mas quando já!
Eu sou TRI, eu sou TETRA, eu sou PENTA
Comigo o contrário não aguenta
É a minha GALERA QUE ARREBENTA
E do lado de lá? Mas quando já!
Eu não sou filho da outra
Eu tenho fundador
O Mestre LINDOLFO foi quem me criou
EU NÃO CHORO DERROTA, TENHO MEU VALOR

E DO LADO DE LÁ? MAS QUANDO JÁ!


(Mencius Melo)



       Obrigado, Boi-Bumbá Garantido! E Que venha o Centenário! 

0 comentários:

Postar um comentário




Advertise Here Advertise Here