terça-feira, 8 de janeiro de 2013



GARANTIDO INICIA ESCOLHA DA NOVA PORTA-ESTANDARTE
       Além da guardiã do pavilhão do boi Garantido, também serão selecionados itens substitutos para os demais cargos do bumbá e Companhia da Dança Garantido Show



       Parintins (AM) - As candidatas inscritas para o cargo de porta-estandarte do boi Garantido tiveram o primeiro contato com os integrantes da Comissão de Artes que compõem a banca de seleção da nova guardiã do pavilhão vermelho e branco. O encontro marca a primeira fase do processo de avaliação e aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, na sala da presidência da Cidade Garantido. Ao final do processo de avaliação uma porta-estandarte titular será escolhida e uma substituta fará parte do quadro de itens. Para os cargos substitutos de pajé três rapazes concorrem, um para amo do boi e um para tripa.

       Das 25 jovens inscritas apenas 21 compareceram para a conversa de orientação sobre o papel de item da agremiação folclórica, de modo específico do item 05, Porta-Estandarte. As garotas tiveram também o primeiro contato com a imprensa participando de entrevistas e ensaios fotográficos para publicações em jornais, revistas, programas de TV, blogs e sites.

       De acordo com o coordenador da Comissão de Artes, Fred Góes, foi explicado que as jovens deverão ser disponíveis para o cargo, pois esse fator se caracteriza como um critério básico, uma vez que há uma preparação cênica e coreográfica para cada festival."O item tem que está focado no que ele está fazendo e ter tempo para ensaio e assim ter um trabalho com precisão, pois a diretoria dispõe de um suporte para a preparação para cada noite de espetáculo", esclarece.

       Fred Góes citou como uma das vantagens do cargo, além do glamour de uma celebridade do boi-bumbá, o financiamento com cursos superior e a assinatura de contrato. "Os itens devem assinar um documento para 30 dias antes do festival estarem obrigatoriamente em Parintins para que não comprometa a função do item, por que qualquer item pode comprometer a apresentação. Por isso é muito importante a questão da disciplina", reforça.

       As candidatas foram comunicadas que não se trata de um concurso com atribuição de notas e sim uma avaliação técnica de acordo com as exigências da função, como simpatia, estatura física, desenvoltura na comunicação, expressão corporal, cênica e coreográfica. "A pessoa quando passa a ser item tem que assumir a postura de um artista, de um personagem, de um ator. O artista é 100% inspiração e transpiração para chegar ao resultado desejado", argumenta Góes.


       Candidatas


       A universitária Mariney Monteverde, 24, entende como importante no ano do centenário do boi Garantido a participação de uma representante da família Monteverde na disputa para o item 05, porta-estandarte. "Estou com esse sonho no coração, assim como as outras candidatas, mas que vença a melhor", frisou. Outra candidata, Juliana Pimentel, 16, diz que um dos fatores para concorrer é o gosto pela dança e a notoriedade que o cargo atribui para a pessoa. "Vou apresentar o melhor e seja o que Deus quiser", diz Juliana.






       Para Diandra Silva, 15, o que motivou sua participação na briga pelo cargo foi o amor pelo boi Garantido e a vontade de fazer parte do quadro de musas do boi da Baixa de São José. "Quero ser porta-estandarte muito de paixão. É uma honra participar da avaliação e se eu for a escolhida irei me dedicar para conquistar muitos títulos para nosso boi", expressa Diandra.
















0 comentários:

Postar um comentário




Advertise Here Advertise Here